sábado, 17 de outubro de 2009

Bem-vindos ao labirinto!

Olá!
Hoje, pela manhã, estive conversando com um amigo meu no MSN.
No momento em que ele falava sobre a visita feita ao meu blog, surgiu a idéia de criarmos um projeto social. Sim, mas sobre qual tema? Ficamos debatendo sobre alguns dos problemas da sociedade e, no final das contas, ele conseguiu me convencer de que não há muito o que fazer. Seria muito mais tangível fazermos algo pela nossa rua!
Você deve estar se perguntando: como não há o que fazer?
Não é bem assim. Em termos gerais, se tratando de uma mega população, não teríamos ( nós dois, no caso) como alcançar a todos os que necessitam. Além disso, ele levantou uma questão interessante: pra que existem aulas de teatro, de capoeira, de tudo o que se possa imaginar nas comunidades carentes enquanto muitas dessas pessoas não sabem ler, nem escrever nem muito menos possuem saneamento básico??
Como grande apreciadora das artes eu hesitei na hora, é claro. Mas, depois que parei para pensar, vi que ele tinha razão.
É óbvio que todas essas atividades fazem bem tanto para a mente quanto para o corpo de todos os alunos,acrescentam conhecimento, ocupam o tempo, mas e o resto?
Eu falei: ah, mas se todos fizerem a sua parte pode dar certo!
E mais uma vez ele tinha a resposta na ponta da língua: não, porque todo mundo não pode sair por ai fazendo o que bem entender para ajudar. Tem que haver uma MOBILIZAÇÃO
Essa foi a palavra-chave da nossa conversa: mobilização.
Será que seria essa a solução? Talvez.
Também estive pensando o seguinte: mas as pessoas não têm essa consciência, de que há necessidade de todos se unirem em pról de uma única causa por vez, ou seja, há a necessidade de ter uma espécie de "divisão do trabalho", em que cada um ficaria responsável por determinada coisa.
(Seria isso a famosa centralização do poder? Na qual alguém, uma única pessoa, diria: você é bom nisso, então ensina isso! )
Bom, tudo o que falamos só fez alimentar mais ainda a minha teoria de que a mídia é oportunista, de que só nos transmite o que for de real importância para ela.
Não seria interessante divulgar os dois lados da moeda, a causa dos problemas sociais, apenas mostrar os efeitos. Efeitos esses que são maquiados pela polícia, pelo governo, por você inclusive. Não adianta combater o crime invadindo os morros, recolhendo os moradores de rua, proibindo as drogas.
Essas atuações são todas baseadas no EFEITO. Novamente, se esqueceram de tratar da CAUSA.
Pensei em fazer uma estratégia de comunicação voltada para a conscientização de todos em relação a isso, gerar o questionamento das pessoas.
Temos que parar para pensar no que gerou tudo.
Para todo problema existe um começo, meio e fim. Parece que o começo foi perdido, esquecido ou propositalmente deixado de lado nesse labirinto social em que vivemos.
Não teremos saída enquanto o sistema não mudar, enquanto não houver conscientização da população, enquanto não acordarmos e começarmos a fazer a famosa pergunta antes de qualquer coisa :
POR QUE?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário