terça-feira, 13 de outubro de 2009

Dormindo com o inimigo?

Por ser o primeiro post do blog, esse título pode soar um tanto negativo. 
Mas, no fundo, é uma reflexão altruísta que vou deixar no ar.
Bom, primeiramente, deixe eu me apresentar. Meu nome é Fabrissia, tenho 22 anos, sou atriz, estudante do oitavo período de Propaganda e Publicidade e, no decorrer da faculdade, tive algumas aulas de Psicologia. Lá, acabei descobrindo que me interesso bastante pelo assunto e que podemos encontrar muitas respostas para nós mesmos.
Essa tarde, por exemplo, estive pensando em um grande inimigo que temos e que sempre deixamos passar despercebido: o Ego.
Sim, ele é o  grande culpado, o "sr dono da verdade", o ditador, o grande manipulador que nos faz crer que estamos completamente conscientes, quando na verdade, nem abrimos nossos olhos ainda!
Vivemos o mundo do Ego, cheio de preconceitos, rancor, vaidade, inveja, preocupações...perdemos nosso sono, horas do nosso dia pura e simplesmente em função desse "ser". Ficamos presos no passado ou ganhamos rugas e cabelos brancos planejando o futuro e acabamos por deixar passar batido o PRESENTE.
Vocês já pararam um dia qualquer pra pensar no AGORA? No que você gostaria de estar fazendo nesse exato momento? Como é você, puro e simplesmente, sem medos, julgamentos e vergonha???
Eu, por exemplo, gostaria muito de estar em cima de um palco agora, reclamando das luzes fortes nos meus olhos, totalmente desconstruída pela minha personagem! E, no entanto, estou em frente ao meu laptop, planejando o meu dia de trabalho de amanhã, lembrando os telefonemas que eu preciso fazer, as coisas que eu preciso comprar, os lugares que eu preciso ir e as bobagens que eu vou ter que dizer para agradar algumas pessoas. Tudo isso, AMANHÃ. E o HOJE? Já ficou pra trás, já foi! Porque eu o usei para organizar o futuro, o amanhã. Muito louco isso!
Ai entra o vilão, o Ego. Na minha razão, na minha cabeça,isso tudo é o certo a se fazer, o politicamente correto. Isso é o que o meu pai gostaria que eu estivesse fazendo, o que o meu chefe vai gostar de saber, o que as pessoas vão julgar CERTO, ÍNTEGRO.
Mas o que é o certo, o que é o errado? É errado querer ser você?
O Ego se manifesta através dos pensamentos. Vocês já repararam quantos milhares de pensamentos nos atordoam diariamente?  É perturbador! Quanto mais pensamos em um problema, maior ele fica...
Claro, existem milhões de pensamentos na nossa mente, milhões. Se formos atrás cada um deles, erraremos certamente, pois não temos um ponto de apoio apenas, mas sim, multi pontos, cada um querendo nos direcionar para um caminho diferente. Já imaginou que confusão? É aí que perdemos noites de sono, ficamos irritados e desnorteados, com a cabeça à mil!
Se formos buscar respostas para todos os nossos problemas no Ego, ou seja, na razão, poderemos beirar a loucura!
Nossos pensamentos, de fato, nos conduzem ao erro!
O nosso verdadeiro ser, ou quer lá como vocês prefiram chamar, se comunica conosco através da INTUIÇÃO, do sentimento, da voz do coração.
 E isso só é possível quando há o SILÊNCIO MENTAL.
Isso é o que eu chamo de "ouvir o sentimento" e " sentir a voz da alma" falar mais alto.
Calem suas mentes pois é a vez da intuição, do coração, falar.
Precisamos matar o Ego, que está tão presente que chega a banir nossa concentração, devido à imensa mecanicidade do mundo moderno.
Enquanto não colocamos em prática, vamos dormindo com o inimigo...

3 comentários:

  1. Concordo Brisa: Morte ao ego!
    E olha, esse lance aí de "calem suas mentes", rs... tava inspirada, hein amiga! hehehe
    Parabéns pelo texto, puramente reflexivo.

    ResponderExcluir
  2. Amada!
    Mto profundo, uma verdadeira reflexão analítica que nos mostra o qto é preciso e necessário sabermos lidar a cada dia com todos os nossos tipos de emoção, sentimentos e o que poderá nos causar. Até aonde o nosso limite pode chegar, estejam eles conectados com a alma ou da razão. A palavra-chave é : Equilibrio.
    Amei! além de ser minha filhota linda, mto amada e inteligente, é uma super escritora! :)Parabéns pelo seu blog lindo e de mto bom gosto!
    Te amo minha filha, mto orgulho de vc sempre!
    Mamy, Tati

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em lê-la desta maneira.

    Precisamos de mais meditação e de mais Amor, a começar por nós mesmos, pois só assim conseguimos amar ao próximo (como a nós mesmos) - tautologia pura.

    Parabéns pelo texto e pelo blog.

    Longa vida à reflexão e ao auto-conhecimento.

    Fraternalmente,

    Klaus

    ResponderExcluir